Total Visitantes

29 de outubro de 2011

Iniciantes na musculação






Embora muitas atividades físicas colaborem para o aumento da muscular, o treinamento resistido de exercícios com peso, como na musculação é o estímulo mais eficiente para essa finalidade.



Com o aumento da massa muscular, você pode aprimorar o seu desempenho esportivo, aumentar a proteção dos ossos e articulações, melhorar a estética corporal e favorecer o conforto na vida diária e no trabalho físico. Mesmo as mulheres que não querem ficar musculosas precisam aumentar o volume dos músculos para modelar o corpo.




 



O aumento de massa muscular e a diminuição da gordura corporal variam de pessoa para pessoa, pois cada organismo responde de uma forma à atividade física e aos planos alimentares. Alguns conseguem resultados mais rápidos outros demoram mais, levando em conta a série, freqüência e intensidade da atividade física, alimentação, genética, problemas hormonais, entre outros fatores. Mas se você persistir na prática regular de exercícios e de uma alimentação balanceada, mais cedo ou mais tarde os resultados aparecem.






 

Para que haja aumento da massa muscular, o processo mais significativo é a hipertrofia (crescimento da fibra muscular). É através dela que o músculo aumenta de tamanho. Nestes treinos, há uma sobrecarga tensional nos músculos. Esta tensão faz com que eles se contraiam em função da resistência oferecida. Durante o exercício, os filamentos de proteínas são destruídos. Isso mesmo!! Mas no período de descanso eles são refeitos numa proporção maior do que a destruição dos mesmos, ocorrendo o aumento do volume muscular.




 



A síntese de proteínas, após o exercício, é estimulada pelos hormônios anabólicos do nosso organismo que são:



- G.H. (hormônio do crescimento) formado por aminoácidos e estimulado pelos exercícios intensos, pelo sono e pela hipoglicemia.

- Testosterona (hormônio sexual masculino) sintetizada a partir do colesterol.

- Insulina (hormônio que atua na absorção de glicose pelas células) formada por aminoácidos e estimulada pela ingestão de carboidratos.


 




Mas, infelizmente, muitas pessoas - orientadas por profissionais não gabaritados e aptos a prescrever hormônios - tomam anabolizantes ou suplementos, causando sérios e irreversíveis danos ao corpo, adquirindo problemas renais e outros.


Saiba que o treinamento adequado aliado à alimentação equilibrada prescrita por um nutricionista dará excelente resultado. Se ele não for o esperado, dificilmente poderá ser melhor com suplementos e anabolizantes. Na realidade, as drogas não fazem campeões. Muitas pessoas aumentam a massa muscular sem o uso de drogas e algumas tem tanta dificuldade que tem resultados muito pequenos mesmo utilizando essas substâncias, além de poderem vir a ter problemas de saúde. Essa dificuldade tem como principal fator o genético que não é possível de ser modificado.



 

 
Os principais pontos que você deve ter atenção para ganhar massa muscular são:


- Treinos de musculação, bem orientados de acordo com seu objetivo

- Obedeça ao tempo de descanso

- Duração de no máximo 1 hora de exercícios

- Os pesos devem ser difíceis MAS NÃO IMPOSSIVEIS.

- O sono noturno deve ser suficiente para recuperar as energias

- A alimentação deve ser balanceada

- Não esqueça do aquecimento antes e alongamento depois dos treinos

- Leve a sério a musculação, pois ela sem dúvida pode trazer muitos benefícios e, se você desejar realmente aumentar a massa muscular, tenha disciplina e siga as dicas acima, respeitando os seus limites.







 






A chave para uma dieta saudável é uma alimentação sem excessos, composta por refeições balanceadas, formadas por diversos tipos de nutrientes.
- Proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Esta alimentação deve fornecer a energia necessária para o organismo desempenhar todas as suas funções além de fornecer uma quantidade adequada de fibras e água.
 

-  Quando for organizar seu programa de nutrição, utilize a pirâmide dos alimentos, que é uma representação gráfica de uma alimentação saudável. Nessa pirâmide estão presentes os três grupos de alimentos que seu corpo precisa para funcionar da melhor forma: os energéticos, os construtores e os reguladores. 


-  Na base da pirâmide, estão os energéticos, alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade, tais como, cereais, arroz, pão integral, batatas. No próximo degrau, estão os reguladores, que são as frutas e verduras. O penúltimo degrau é formado pelos alimentos construtores, grupo formado pelas carnes, leite e derivados. No topo estão as gorduras e os açúcares, alimentos considerados energéticos, que devem ser consumidos em menor quantidade. Assim, enquanto os alimentos da base devem ser consumidos em boa quantidade, os do topo devem ser ingeridos com moderação. 





 


ENERGÉTICOS: este grupo é composto basicamente por carboidratos e gorduras,

REGULADORES: composto por frutas e verduras. Controlam a atuação dos construtores e energéticos, visando seu melhor aproveitamento.

CONSTRUTORES: composto por proteínas











Vale ressaltar que nenhum grupo pode substituir outro, pois exercem funções diferentes. Também não existem alimentos exclusivamente construtores, energéticos ou reguladores, pois todos são constituídos por diversos nutrientes necessários à saúde e ao crescimento.




Lembrando também que o uso da suplementação para aqueles que querem aumentar há massa muscular, definir musculatura é muito importante. Sem eles os resultados serão mais demorados e nem sempre como o desejado. Por este motivo entre em contato conosco para tirar duvidas e ver quais os melhores suplementos para cada um de vocês.

Estaremos a sua disposição para maiores esclarecimentos e dicas, além dos melhores preços.



Conheça nosso site:



4 comentários:

  1. Bom Dia.
    Como eu faço para ter uma costa larga?
    a minha costa não é larga eu quero deixa ela larga, quais os exercicio bom e defina ai as serie e repetições de exercicios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo,

      Todos os exercícios de puxada, ajudam a "alargar" as costas.

      Os exercicios de remanda, darão volume às suas costas.


      abraço

      Excluir
  2. Bom comecei a tomar hj o suplemento,tomo antes de ir a academia, e dpois quando chego..
    em quanto tempo vou ter um corpo, ex;da Jujú do legendários..cláro, que quase daquele jeito..

    ResponderExcluir
  3. Bom dia... Olha nao sei nem como você é atualmente... abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...