Total Visitantes

16 de outubro de 2011

Afinal o que é Whey Protein Concentrado, Isolado e Hidrolisado?


Whey protein tem sido considerada o “padrão ouro” da proteína para atletas sérios que trabalham arduamente para desenvolver e sustentar um forte e bem definido físico magro. Os atletas precisam de mais proteína em sua dieta, muitas vezes, tanto quanto o dobro da dose diária recomendada. A proteína de soro de leite é a escolha preferida para os atletas de todos os tipos.




 
De forma simples, o que é o Whey Protein !


O whey protein, é nada mais nada menos, do que proteína extraída do processo da fabricação do queijo feito de leite de vaca. Ou seja, é natural, não é artificial como muitos pensam e é de alto valor biológico!












As proteínas do soro do leite são extraídas da porção aquosa do leite, gerada durante o processo de fabricação do queijo, onde são mantidos os peptídios do soro constituídos por: beta-lactoglobulina, alfa-lactoalbumina, albumina do soro bovino, imunoglobulinas e glicomacropeptídeos.


Durante décadas, essa parte do leite foi dispensada pela indústria de alimentos. Somente a partir da década de 70, os cientistas passaram a estudar as propriedades dessas proteínas. Em 1971, o Dr. Paavo Airola, descreveu-as como parte importante no tratamento e prevenção de flatulências, prisão de ventre e putrefação intestinal. Atletas, praticantes de atividades físicas, pessoas fisicamente ativas e até mesmo portadores de doenças, vêm procurando benefícios nessa fonte protéica. Evidências recentes sustentam a teoria de que as proteínas do leite – incluindo as proteínas do soro – além de seu alto valor biológico, possuem peptídeos bioativos, que atuam como agentes antimicrobianos, antihipertensivos, reguladores da função imune, assim como os fatores de crescimento.









Usado como substituto proteico

O Whey Protein é uma ótima pedida no uso como substituto proteico, por sua simplicidade e qualidade.

Outra coisa muito importante é que você inclua proteína de qualidade em cada uma dessas refeições, por exemplo: peito de frango, peixes, carnes magras, peito de peru, etc.
Mas cá entre nós, é difícil levar estas coisas pra comer de lanche da tarde por exemplo, não é?

É aí que entra a praticidade do Whey Protein. Ele é constituído de proteína de primeira qualidade e é muito prático de ser consumido. Você mistura na água, no leite, no suco, etc., como quiser e leva junto pra onde for!

Veja o Whey Protein como um substituto proteico, pois é justamente isso que ele é! Então, quando você precisar de proteína de qualidade de forma bastante prática, faça uso dele!

Um dos grandes benefícios do Whey é sua absorção rápida, além disso, ele é muito rico em BCAA, as famosas cadeias de aminoácidos, que são os mais importantes para construção muscular, por isso ele é tão famoso e bem difundido, nas academias e entre os que praticam exercícios físicos, como musculação e aeróbicos.

Para se ter uma ideia, ao se ingerir Whey Protein, leva-se, em média, somente em torno de 40 minutos para que exista um pico de síntese de aminoácidos e proteínas no sangue. Isso é incrível se comparado a caseína (proteína do leite) e até mesmo com proteínas na forma natural propriamente dita como o frango, peixe, etc.

Então, estão muito enganados aqueles que acham que Whey se consome somente após o treino. Ele é um substituto proteico também, portanto, se você não pode comer proteína naquele momento, consuma Whey.


Whey Protein Isolado (WPI), Whey Protein Concentrado (WPC) e Whey Protein Hidrolisado (WPH), é tudo igual?

Não.
Há diferenças entre as proteínas.

A WPI é a mais pura e concentrada forma de Whey Protein disponível, contém cerca de 90% ou mais de proteína. A maioria dos suplementos com isolados de whey são isentos de gordura e com menos de 1% de Lactose, sendo uma ótima saída para os portadores de intolerância a Lactose. O isolado de Whey possui todas as vitaminas e minerais presentes no leite, além de conter todos os aminoácidos essenciais, não-essenciais e os condicionalmente essenciais.

A WPC fornece de 29 a 89% de proteína, dependendo do produto.

Conforme o nível de proteína concentrada diminui, os volumes de gordura e lactose normalmente aumentam. Tipicamente pode conter grandes quantidades de imunoglobulinas e lactoferrina.

Para indivíduos com intolerância a Lactose, o isolado de whey entraria como uma melhor opção, devido ao concentrado de Whey conter quantidades consideráveis de Lactose, existem opções de concentrados de Whey que sofreram troca iônica (ion-exchange) para retirada do conteúdo de Lactose e Gordura, porém devido a este processo o produto perde grandes frações de imunoglobulinas. Devido ao seu processo de fabricação e o baixo custo, os concentrados de Whey servem mais como aditivos alimentares. Essas variáveis são fatores importantes para a seleção de um produto final específico para as determinadas aplicações.

Na WPH, as cadeias de proteínas são quebradas em menores segmentos, chamados peptídeos, esse tipo de Whey Protein fornece ainda proteínas de alta qualidade, mas há menor possibilidade de causar reações alérgicas do que a versão não hidrolisada. Pode conter um pouco de gordura, lactose, carboidratos e minerais. 

Whey Protein Concentrado: É a Whey obtida através de uma filtração que permite a passagem das moléculas menores como lactose, gordura e carboidratos e concentra as maiores (as proteínas). Esta tecnologia pode obter um concentrado de 30% a no máximo 89% de pureza.É a mais barata e a mais tradicional forma de whey, rica em aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada, que permite a liberação dos componentes bioativos que são responsáveis pela aceleração do anabolismo e recuperação muscular.

Whey Protein Isolado: São contentrados com mais de 90% de proteínas, obtidos por dois processos: a microfiltração, onde filtros menores são utilizados, ou a troca iônica, tem alto valor biológico e baixo teor de gorduras e carboidratos. A digestão e absorção desse suplemento é considerada ótima.

Whey Protein Hidrolisado: Dentre os tipos, essa é única forma onde a proteína sofreu hidrólise enzimática, garantindo assim a maior velocidade de absorção devido seu alto valor biológico. Contém cerca de 92% de whey protein em sua composição,livre de lactose e gordura. Necessita de muitos litros de leite para ser confeccionada.



Bom, como sabemos que a matéria prima dos musculos é a proteína, portanto, sem proteína não construimos musculos, certo?
Então, consuma seu Whey no pós treino junto com um carboidrato. Quer saber o porque? Me pergunte...

abraço a todos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...